Curso: As métricas da escrita

Estão abertas as inscrições para o curso “As Métricas da Escrita”, ministrado por Ruy Castro. Serão 10% vagas direcionadas a alunas e alunos da Uneafro Brasil,  que ganharão bolsa integral. O curso acontecerá ao vivo por vídeo conferência no zoom dos dias 25 a 28 de maio, às 19hrs.

Através de seus livros:

Biografia — Estrela solitária

Ficção — Era no tempo do Rei

Jornalismo — Trêfego e peralta

História — A noite do meu bem

25 | maio | 2021 | 19h

Aula 1: Biografia: Estrela solitária — Um brasileiro chamado Garrincha  

Até 1995, quando Estrela solitária foi publicado, nenhum livro sobre futebol tinha atingido mais do que um mercado restrito. O mundo editorial acreditava que quem gostava de ler não gostava de futebol e vice-versa, e que as mulheres também não liam livros sobre o assunto. Mas com Estrela solitária foi diferente. Foi um livro que não se limitou aos torcedores, mas atingiu todo tipo de leitores, inclusive o público feminino — talvez por não ser exatamente um livro sobre futebol, mas sobre um ser humano que, por acaso, era um gênio do futebol, e ligado a uma grande mulher, Elza Soares, a quem muitos ainda culpavam pela tragédia de Garrincha. Estrela solitária mudou essa história. Nesta aula, Ruy falará de como este foi um livro mais difícil de apurar e escrever do que Chega de saudade e O anjo pornográfico, seus sucessos anteriores. Contará em detalhes o processo de criação deste livro e de como, apesar de proibido por uma decisão judicial, ganhou o prêmio Jabuti na categoria Biografia e foi escolhido o Livro do Ano.

26 | maio | 2021 | 19h

Aula 2: Ficção: Era no tempo do Rei — Um romance da chegada da Corte  

Ruy Castro é da opinião de que, se a biografia é um gênero rigoroso, que não admite o menor contágio com a ficção, esta, ao contrário, pode se aproveitar dos métodos de pesquisa de uma biografia e usar personagens da vida real. Era no tempo do Rei, de 2007, uma de suas incursões no terreno da imaginação, é um exemplo disso. Trata-se de um romance de ação, contando as aventuras de dois meninos, o jovem príncipe D. Pedro (o futuro imperador D. Pedro II — o próprio) e o garoto Leonardo, personagem do superclássico Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida. A história se passa no Rio de 1810 e tudo que nele se lê foi meticulosamente levantado: os meios de transporte, os costumes, as roupas, as comidas, os cheiros, as gírias e os protocolos daquele tempo. Só a trama foi inventada. Os segredos de misturar ficção e realidade numa obra literária — e as armadilhas dessa simbiose — serão os assuntos desta aula.

27 | maio | 2021 | 19h

Aula 3: Jornalismo: Trêfego e peralta — 50 textos deliciosamente incorretos

Desde seu primeiro artigo publicado num grande órgão da imprensa carioca, em 1967, Ruy Castro nunca mais deixou de colaborar em jornais e revistas. Nem mesmo sua intensa produção literária interrompeu essa colaboração. Em 2017, para comemorar seus 50 anos de imprensa, Ruy lançou Trêfego e peralta — 50 textos deliciosamente incorretos, uma antologia de reportagens, entrevistas, perfis, artigos, sátiras e provocações, publicados originalmente em veículos como PlayboyO PasquimFolha de S.PauloEstado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Cada tipo de tarefa jornalística exige um jeito diferente de escrever. Isso varia também de acordo com o veículo, e o jornalista tem de dominar todos esses formatos. Ao mesmo tempo, escrever para a imprensa é diferente de escrever um livro — quase como se fossem línguas diferentes. Ruy falará dessas diferenças, das técnicas para praticá-las e de como as duas escritas se ajudam e se completam.

28 | maio | 2021 | 19h

Aula 4: História: A noite do meu bem — A história e as histórias do samba-canção

Ao contrário do samba, do tango ou da salsa, que são privilégio dos países que os inventaram, todos os países do mundo já produziram grande música romântica. E a música romântica feita no Brasil entre 1945 e 1965, o samba-canção, era uma das melhores do mundo, em beleza melódica, qualidade poética e elegância rítmica — vide “A noite do meu bem”, de Dolores Duran. Seu ambiente eram as pequenas boates, principalmente o fabuloso Vogue, em Copacabana, e seus heróis eram cantores como Maysa, Dick Farney, Doris Monteiro e Tito Madi. Por essas boates circulavam os grã-finos, sensuais e poderosos, homens e mulheres irresistíveis, cuja intimidade com o poder federal — o Rio era a capital da República — gerava uma cultura fascinante, em que o poder e o prazer bebiam do mesmo copo. Essa relação nunca tinha sido feita até então. Nesta aula, Ruy contará como foi reconstituir esse mundo, tantos anos depois da sua extinção, e por que, ao ler seu livro, tantas pessoas disseram que gostariam de se mudar para aquela época.

Em todas as aulas, Ruy Castro revelará seu método de trabalho, ressaltando a importância da pesquisa, da investigação e das entrevistas — a exemplo da experiência de entrevistar João Gilberto, Ibrahim Sued e Millôr Fernandes —, e como organizar as informações e efetivamente escrever cada um desses livros. 

RUY CASTRO nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica sobre a Bossa Nova, Ipanema, o Flamengo, o samba-canção e o Rio dos anos 1920. Suas obras usam técnicas de apuração e escrita exigidas pelos diversos gêneros ― biografia, ficção, jornalismo e história ―, e essas técnicas serão discutidas no curso “As métricas da escrita”.

Informações técnicas:

Este curso é oferecido on-line e as aulas irão acontecer ao vivo em uma reunião por videoconferência no Zoom através do Sympla Streaming. O participante deve ter idealmente um computador com câmera, microfone e acesso à internet — no celular, a visualização de slides que o professor possa apresentar pode ficar comprometida. Além disso, é necessário instalar o Zoom no seu aparelho. O link para a transmissão será enviado por e-mail com a confirmação da inscrição. As aulas terão duração de 1h30 e a parte final da aula será direcionada às respostas das perguntas.

Para participar inscreva-se no formulário:

  •  

 

Skip to content