Curso – Companhia das Letras: A construção do Romance

 

Estão abertas as inscrições para o curso “A construção do romance”, ministrado por Luiz Antônio de Assis Brasil. Serão 10% vagas direcionadas a alunas e alunos da Uneafro Brasil,  que ganharão bolsa integral. O curso acontecerá ao vivo por vídeo conferência no zoom dos dias 15 de março à 05 de abril de 2021, das 18h às 20h.

Metodologia: Dada a natureza compacta do curso, no primeiro momento da aula, o ministrante irá desenvolver expositiva e resumidamente os itens acima. No segundo momento, tratará do planejamento prático. Para tanto, iremos convidar os participantes para prepararem seus projetos (meia lauda). Assim, discutiremos dois projetos que serão sorteados. A discussão servirá de exemplo de como se elabora o modelo proposto.
Bibliografia
O ministrante usará três obras de aplicação dos tópicos acima: Hamlet, Madame Bovary e Crime e castigo.
LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL nasceu e vive em Porto Alegre. Professor universitário, doutor em Letras, escritor e, de 2011 a 2014, secretário da Cultura do Rio Grande do Sul. Brazilian Writer in Residence na Berkeley University e catedrático convidado na Universidade Brown. Prêmio Portugal Telecom (hoje Oceanos). Colunista permanente do jornal Rascunho sobre temas da criação literária. Fundou em 1985 aquela que é a mais antiga oficina literária brasileira em funcionamento no âmbito acadêmico, que também deu origem aos prestigiosos cursos de graduação, mestrado e doutorado em escrita criativa na PUC-RS. Foram seus alunos Daniel Galera, Luisa Geisler, Michel Laub, Paulo Scott, Carol Bensimon, Amilcar Bettega. É autor de Figura na sombra, O inverno e depois, entre outros títulos.

O curso contará com certificado para aqueles que comparecerem às aulas.

Aula 1: 15/03 – 18h

O romance/novela revela como uma instituição sistêmica. A novela como estrutura básica. A personagem como deflagradora do enredo. O necessário planejamento. Início do tema da sinopse.

Aula 2: 22/03 – 18h

A situação e o conflito. As diferenças entre ambos. A sinopse: a utilidade de uma sinopse; o resumo e sua expansão.

Aula 3: 29/03 – 18h

O enredo do romance: o início e sua promessa. O segundo passo: o problema. O meio do romance como desenvolvimento da promessa.

Aula 4: 05/04 – 18h

O clímax. A necessária alteração da atitude da personagem a cerca do conflito. O final do romance.

Inscreva-se no formulário abaixo:

  •  

 

Skip to content