Curso: Harlem´s Finest: vida e obra de James Baldwin em textos e canções

Estão abertas as inscrições para o curso “Harlem´s Finest: vida e obra de James Baldwin em textos e canções”, ministrado por Márcio Macedo. Alguns alunos serão selecionados pela Uneafro Brasil e ganharão bolsa integral. O curso acontecerá ao vivo por vídeo conferência no zoom dos dias 10 a 31 de agosto, sempre às 19hrs.

O curso buscará abordar a obra do autor afro-americano James Baldwin (1924-1987) com base em quatro elementos centrais em sua obra — religião, música, raça e sexualidade —, a serem explorados em profundidade nos quatro livros publicados recentemente pela Companhia das Letras, a saber: Notas de um filho nativo (1955), O quarto de Giovanni (1956), Terra estranha (1962) e Se a rua Beale falasse (1974), em conjunto com sua biografia.
Baldwin é considerado um dos mais proeminentes autores da literatura afro-americana e de língua inglesa. Chegou a ser chamado de “Henry James do Harlem” em razão da influência e das similaridades de sua escrita com o escritor americano Henry James (1843-1916), uma de suas grandes influências estéticas. A obra de Baldwin representou uma inflexão na literatura produzida por autores e autoras afro-americanos ao fundir de forma profícua a experiência da população negra urbana nos Estados Unidos com base em seu cotidiano marcado por questões raciais, privações econômicas e sociais e uma identidade caracterizada profundamente pela religiosidade e pela música.
A religiosidade negra serve como espaço de refúgio para os problemas vivenciados por essa população, ao mesmo tempo que informou a maneira como questões relativas a gênero, sexualidade, parentalidade e política são entendidas e tratadas no meio negro. Os romances e ensaios de Baldwin são um exemplo de como a identidade negra foi reinventada no contexto urbano de cidades como Nova York e Paris, dando origem a estilos musicais como o jazz. Por fim, a literatura produzida por Baldwin influenciou escritoras e escritores contemporâneos, como Alice Walker, Toni Morrison, Chimamanda Ngozi Adichie, Zadie Smith e Ta-Nehisi Coates, entre outros.
Cada aula do curso começará com a audição de uma canção de jazz que guiará a apresentação do conteúdo e a discussão realizada coletivamente.
10 | agosto | 2021 | 19h
Aula 1: “Strange Fruit”, Billie Holiday.
•  A atualidade de James Baldwin 1: de volta para o futuro (1986 em 2021).
•  New York City — Meca Negra — e Harlem — Black Metropolis.
•  Harlem Renaissance e as artes negras: jazz e blues como trilha sonora (1920 e 1930).
•  Família Baldwin: unidos pelo “Deep South” e a religião.
•  James Baldwin: de pastor mirim a aspirante a escritor.
•  Paris é uma festa: notas de um filho expatriado.
•  Richard Wright: de mentor a objeto de crítica.
• Go tell it on the mountain (1953): religião e juventude.
17 | agosto | 2021 | 19h
Aula 2: “The Birth of Cool”, Miles Davis.
•  Notas de um filho nativo (1955): confissões em forma de reflexão.
•  Negro escritor ou escritor negro?
•  A psique dos brancos vista a partir dos negros: dupla consciência de W.E.B. Du Bois.
•  O quarto de Giovanni (1956): em busca de um não lugar.
24 | agosto | 2021 | 19h
Aula 3: “Kind of Blue”, Miles Davis.
•  Medgar, Malcolm e Martin: os negros e a revolução.
•  O Movimento pelos Direitos Civis e a segregação: sendo ativista.
•  Terra estranha (1962): boêmia e decadência na Big Apple.
•  A faceta pública da homofobia e do sexismo: o ensaio polêmico de Eldrige Cleaver.
31 | agosto | 2021 | 19h
Aula 4: “Love Supreme”, John Coltrane.
•  A música como inspiração e modelo estético.
•  A contrarrevolução dos anos 1970: vigilância, contrainteligência e assassinatos.
•  Vida inspira arte: prisão e relações raciais.
•  Se a rua Beale falasse (1974): a potência do amor negro.
•  A atualidade de James Baldwin 2: a vida das pessoas comuns como antídoto ao racismo.
– A ementa do curso está sujeita a alterações até o início do curso.
– Será fornecida uma bibliografia completa das obras utilizadas como referência e citadas em cada aula.
Márcio Macedo é professor de sociologia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Tem graduação em ciências sociais e mestrado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). No momento, está finalizando seu Ph.D. em sociologia por The New School for Social Research (NSSR) em uma pesquisa que investiga as relações entre hip hop, cultura, estética e política na cidade de São Paulo entre os anos de 1983 a 2013. Escreveu o perfil de James Baldwin para os quatro livros do autor publicados pela Companhia das Letras, além do posfácio de Se a rua Beale falasse.
Informações técnicas
Este curso é oferecido on-line e as aulas irão acontecer ao vivo, em uma reunião por videoconferência no Zoom através do Sympla Streaming. O participante deve ter idealmente um computador com câmera, microfone e acesso à internet — no celular, a visualização de slides pode ficar comprometida. Além disso, é necessário instalar o Zoom em seu aparelho. O link para a transmissão será enviado por e-mail com a confirmação da inscrição. As aulas terão duração de 1h30 cada uma e a parte final da aula será direcionada às respostas das perguntas.
Inscreva-se e participe:
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